Como identificar as lesões ortopédicas mais comuns?

Fratura, entorse, luxação, contusão. Quando acontecem, é muito difícil um leigo conseguir identificar exatamente qual é o caso. Os sintomas como dor, inchaço e incapacidade de movimentar são comuns a todas estas lesões. Porém, cada lesão é muito diferente da outra e demandam cuidados bem específicos. 

Quanto ao diagnóstico de todas, é necessário o exame de raios-X para detectar a gravidade. O médico ortopedista pode até mesmo solicitar exames complementares se o caso for de fraturas mais graves ou de difícil identificação. 

Confira abaixo cada uma das lesões e saiba como agir no caso de um acidente:

Contusão

É o trauma que prejudica apenas as partes moles, sem lesão de estruturas motoras. O tempo de tratamento é de poucos dias e não apresenta gravidade. 

Fratura

É a perda de continuidade óssea, mas a gravidade depende do impacto sofrido pelo osso, mesmo estando quebrado.

Os tipos de fraturas são estáveis, aberta ou exposta, cada uma delas com suas especificidades e condutas diferentes a serem tomadas pela equipe médica. 

A recuperação pode levar de semanas a meses, dependendo do tratamento para a fratura. 

Entorse e estiramento

É o alongamento de ligamentos ou tendões. A entorse afeta os ligamentos que conectam dois ossos em suas articulações. Já o estiramento é o alongamento ou lesão parcial dos tendões, que conectam os músculos aos ossos. 

Trata-se de lesões menos graves que as fraturas ou luxações. Porém, uma cirurgia pode ser necessária nos casos mais sérios. A recuperação pode levar algumas semanas e a inflamação se dissipa.

Luxação

Lesão que acontece nas articulações e faz com que as extremidades dos ossos não se posicionem dentro delas. Costumam afetar mais os joelhos, tornozelos, cotovelos, ombros, quadris, dedos e até mesmo na mandíbula. Os sintomas são inchaço, hematomas e muita dor. 

O tempo de tratamento é de 2 a 3 semanas, com uso de medicação, tipoia, órtese ou tala. Se não tratadas adequadamente, podem causar danos adicionais aos nervos ou tendões. A reabilitação pode se fazer necessária em alguns casos.

Depois deste guia detalhado e completo, será mais fácil saber como agir caso presencie alguém sofrendo algumas destas lesões, não é mesmo?

2021 © Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Socorro – Desenvolvido por Agência Rca

Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade