Pronto-Socorro da Santa Casa realizou mais de 54,7 mil atendimentos em 2023. 92% foram via SUS

A Santa Casa de Socorro realizou um balanço sobre os atendimentos realizados durante o ano de 2023.

Segundo levantado, foram 54.709 atendimentos somente no Pronto-Socorro; uma média de 150 pacientes por dia. Deste número, 50.080 foram via SUS, o que representa 92% do total. O balanço também apontou que 93% dos pacientes (50.880) são de Socorro, enquanto os 7% restantes (3.829) são de outras 216 cidades.

“Como já divulgamos, o convênio com a Prefeitura cobre 70% dos atendimentos realizados via SUS. Como a Santa Casa atende o SUS em regime de portas abertas, a diferença de mais de 20% é custeada com recursos próprios da Irmandade”, afirma o provedor José Zamboto. “Estes números provam a necessidade de uma negociação e um aporte financeiro por parte do poder público para que evitamos um déficit ainda maior que nos últimos 10 anos”, completa ele.

62% de atendimentos para fichas verde e azul

Ainda com relação ao pronto-socorro, o levantamento apontou que 62%, ou seja, 33.788 atendimentos foram de pacientes com fichas verde e azul; 14.046 (26%) foram de ficha amarela; 3.806 (7%) ficha laranja; e 3.069 (6%) ficha vermelha, ou seja, com maior emergência.

Internações: média de 11,6 por dia

Durante o ano de 2023, foram realizadas 4.231 internações na Santa Casa de Socorro, uma média de 11,6 por dia. Deste total, 76% foram realizadas via SUS, ou seja, 3.213; 18% (781) foram via convênio e 6% (237) foi particular.

O hospital de Socorro também internou 1.077 pacientes de 29 cidades diferentes, o que representa 25% do total. O balanço aponta que 3.154 internações, ou seja, 75%, foram de pacientes de Socorro.

Outros atendimentos

A Santa Casa de Socorro conta com um Centro de Fisioterapia que, no ano passado, realizou 18.816 sessões.

Além disso, foram 106.378 exames, entre ultrassom, mamografia, raio x, eletrocardiograma, tomografia e exames laboratoriais, que totalizaram 75.930.

Ouvidoria da Santa Casa divulga balanço

A Santa Casa de Socorro passou a oferecer o Serviço de Ouvidoria como forma de se aproximar da comunidade, principalmente dos pacientes e acompanhantes desde Novembro do ano passado. Até o momento, o setor recebeu 26 manifestações entre elogios, reclamações, sugestões, denúncias e pedido de informações por diversos canais. Os usuários deram preferência ao formulário na recepção do Pronto Socorro que representou aproximadamente 65% das manifestações, seguido do whatsapp (23%) e e-mail (11%).

O setor é responsabilidade de Suzane Almeida que destaca a importância de ouvir os usuários para o aprimoramento no atendimento do Hospital e acrescenta que “a Ouvidoria funciona temporariamente meio período por dia e sem atendimento presencial, pois as ferramentas virtuais garantem a formalidade no registro de todo o processo de acordo com a legislação específica”. Almeida ainda destaca que um novo formulário virtual ficará disponível em breve no site oficial do Hospital Dr Renato Silva.

O processo de recebimento da manifestação é bem simples: após o contato, a manifestação é encaminhada ao setor responsável e a Ouvidoria dará uma devolutiva em até 20 dias, salvo casos especiais. Segundo o setor, aproximadamente 73% dos usuários já receberam retorno, enquanto 26% ainda estão aguardando uma devolutiva dentro do prazo sugerido.

A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Além do formulário físico, os usuários poderão se manifestar por whatsapp apenas por mensagem de texto no número (19) 9 9811 4944. O serviço ainda oferece contato alternativo por e-mail no endereço ouvidoria@santacasasocorro.com.br