Setembro Vermelho – Campanha de Combate às Doenças Cardiovasculares

Pressão arterial é algo que todos temos. Trata-se simplesmente da força com que o sangue bombeia pelo coração e corre pelas artérias e veias. Contudo, mais de 30 milhões de brasileiros possuem uma condição potencialmente perigosa conhecida como pressão alta ou hipertensão. Nestas pessoas, o sangue corre pelas artérias com mais força do que deveria. 

É normal que a pressão sanguínea aumente quando nos exercitamos ou estamos sob condições de estresse. Porém, estar alta mesmo quando estamos em descanso e continuar alta por longos períodos pode prejudicar as artérias. E os problemas de saúde decorrentes disso são infartos, paradas cardíacas, AVCs, lesões hepáticas, perda de visão, de memória e declínio cognitivo. 

Prevenção

Seguir um estilo de vida saudável é considerada a melhor maneira de manter a pressão sanguínea dentro das medidas recomendadas. 

Algumas maneiras de se prevenir:

Manter o peso saudável – quanto mais alto o IMC (índice de massa corpórea), maiores as chances de desenvolver hipertensão. 

Acompanhe sua pressão arterial – aferir sua pressão com frequência na farmácia ou em casa para quem tem o aparelho e registre num caderno para levar ao médico na próxima consulta.

Tenha uma alimentação equilibrada e saudável – com grãos, frutas, vegetais e proteínas magras. Reduza o sal e o açúcar e evite bebidas alcoólicas. 

Mantenha-se em forma – estar ativo ajuda a manter o peso e reduzir os problemas cardiovasculares.

Não fume ou tente parar – fumar danifica as veias.

Aprenda maneiras saudáveis de gerenciar o estresse – Muitas pessoas conseguem por meio de meditação, yoga, tai chi chuan, das artes (encontre o que mais tem a ver com você).

Tratamento

Menos da metade das pessoas que sofrem de hipertensão, conseguem manter a pressão controlada.

Às vezes a pressão alta pode ser tratada somente com as mudanças no estilo de vida, que são a primeira linha de defesa. Em outros casos, o tratamento requer uma vida saudável e uso de medicamentos.

É necessário seguir as recomendações médicas de manter a pressão e isso envolve a meta de perder peso. Para aqueles com obesidade ou sobrepeso, o risco de sofrer problemas cardiovasculares diminui muito se houver uma redução de 5 a 10% no peso durante o primeiro ano de tratamento. 

Além disso, seguir todas as recomendações preventivas continuam válidas para manter a pressão estável. 

Convivendo com a hipertensão

Controlar a pressão sanguínea é um esforço de longo prazo. Uma vez diagnosticado, a maioria das pessoas precisam de tratamento por toda a vida. O resultado será uma saúde aprimorada e risco reduzido de sérios problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC. 

Além disso, é importante saber:

Avise seu médico imediatamente se notar efeitos colaterais dos medicamentos – use-os conforme orientação e nunca descontinue o uso sem consultar o seu médico.

Conheça os sinais de alerta para pressão alta – na maioria dos casos é assintomática, mas em casos extremos, a pessoa pode apresentar tontura, dor de cabeça, sangramento no nariz, zumbido no ouvido, dormência nas mãos e pés, sonolência e confusão. 

Aprenda a aferir sua pressão em casa – invista num aparelho portátil. É fácil de aprender a manusear e evita a ida constante à farmácia ou ao Hospital. Assim, é possível manter um registro diário.

Fique de olho na sua pressão arterial, esteja atento aos sintomas e procure o médico ao primeiro sinal de alerta. Seu coração vai agradecer.

2021 © Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Socorro – Desenvolvido por Agência Rca

Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade