Tosse: Saiba mais sobre esse mal que atinge milhões de brasileiros

Você está com tosse? Especialistas dizem que é a principal razão pela qual as pessoas consultam um médico, com mais de 30 milhões de visitas por ano.

O primeiro passo para encontrar alívio é identificar a causa. Em seguida, leve em consideração seus sintomas. Com essas informações, você pode escolher o melhor tratamento.

Afinal, o que causa a tosse?

A tosse é um mecanismo de proteção que ajuda a limpar os pulmões e as vias aéreas de partículas estranhas, como sujeira, poeira ou alimentos inalados. Resfriados e gripes são as causas mais comuns de tosse produtiva. Uma tosse produtiva é quando você expele o muco dos pulmões. A maioria das tosses produtivas duram apenas alguns dias.

Depois de um resfriado, no entanto, algumas tosses “secas” podem durar semanas ou meses. Isso pode ser porque a tosse irrita seus pulmões, o que leva a mais tosse e assim por diante.

Alergias e asma

Se você os tiver, inalar mofo pode fazer com que seus pulmões reajam exageradamente. Eles estão tentando descobrir o que está incomodando. Mesmo se você não for alérgico, coisas como ar frio, fumaça de cigarro ou perfumes fortes podem desencadear uma tosse desenfreada.

Quando você tem muito muco no nariz, ele pode escorrer para a garganta e fazer com que você tussa. Isso é chamado de gotejamento pós-nasal que pode ser causado por reações de um resfriados, gripes, sinusites, alergias e outros problemas.

Refluxo ácido

Quando você tem azia, os ácidos estomacais sobem para a garganta, especialmente à noite. Isso pode irritar sua traqueia e fazer você tossir.

Outras causas

Existem muitos outros problemas que podem desencadear a tosse, como inflamação pulmonar, apneia do sono e efeitos colaterais dos medicamentos.

Quando visitar um médico

A maioria das tosses persistentes é inofensiva. Mas você não consegue descobrir as causas sozinho. Se a sua tosse não melhorar depois de uma semana, é hora de ligar para o seu médico. Visite seu médico se a tosse interferir na sua vida diária e capacidade de trabalho, ou se vier com algum destes outros sintomas:

  • Problemas respiratórios
  • Dor no peito
  • Azia em curso
  • Tossindo sangue
  • Febre ou suores noturnos
  • Dificuldade para dormir

Quer mais dicas de saúde? Veja mais posts no nosso blog!

2021 © Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Socorro – Desenvolvido por Agência Rca

Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade