
A maioria das pessoas já sentiu dor de cabeça em algum momento de suas vidas. Porém, o que muita gente não sabe é que existem dois tipos principais de dores de cabeça: as cefaleias tensionais e enxaquecas.
A dor causada pela cefaleia tensional pode fazer com que sua cabeça fique pesada, apertada ou pressionada. Normalmente, a dor é leve ou moderada e não impede que você realize suas atividades diárias. Outros sintomas podem incluir estresse, ansiedade e depressão. Existem também as dores de cabeça associadas a outras doenças, como gripe forte e sinusite, por exemplo. O tratamento geralmente é feito com medicamentos.
Por outro lado, a enxaqueca é uma dor de cabeça crônica que geralmente começa com uma dor latejante em um lado da cabeça, que aumenta gradualmente. É um tipo de dor de cabeça vascular, causada pela dilatação dos vasos sanguíneos no cérebro. Além da dor, pessoas com enxaqueca podem sentir sintomas como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som. Em alguns casos, a visão turva ou a visão de pontos brilhantes podem indicar uma enxaqueca que se aproxima.
A enxaqueca geralmente é causada por alterações hormonais, mudanças nos horários das refeições, consumo excessivo de café ou atividade física excessiva. Mas para algumas pessoas, certos tipos de alimentos, como queijos, chocolate, frutas cítricas, adoçantes, alimentos frios ou gordurosos, podem desencadear um ataque.
As dores de cabeça podem ser causadas por pressão alta ou por algo mais sério. Por isso, é importante consultar um médico, pois somente um especialista pode fornecer um diagnóstico preciso e prescrever um tratamento eficiente.