A trombose é uma condição séria que afeta milhares de pessoas em todo o mundo a cada ano, que se não for tratada corretamente pode levar a uma embolia pulmonar, que pode ser fatal. Para lançar luz sobre este assunto importante, nós nos sentamos com o renomado cirurgião vascular, Dr. Rafael Honório, da Santa Casa de Socorro, para nos ajudar a entender o que é a trombose, seus fatores de risco, sintomas e sinais de alerta. Vamos mergulhar neste tópico crucial para promover uma maior conscientização e prevenção.
O que é Trombose?
A trombose ocorre quando o sangue coagula dentro do vaso sanguíneo. Estes coágulos podem ser extremamente perigosos, pois podem bloquear o fluxo de sangue, em qualquer parte do corpo, como braços, pescoços, abdômen e principalmente nos membros inferiores.
Fatores de Risco para Trombose
O Dr. Rafael Honório nos alerta sobre os fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver trombose, como as trombofilias; períodos pós procedimentos cirúrgicos ou acidentes; gravidez e puerpério; uso de hormônios, como anticoncepcionais; e algumas doenças como câncer, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, obesidade, varizes e mais recentemente a Covid-19, que mostrou manifestações trombóticas graves, inclusive em pacientes jovens.
Sintomas de Trombose
O Dr. Rafael Honório nos explica que os sintomas de trombose podem variar, dependendo da localização do coágulo. Os sintomas comuns incluem dor e edema na região, que é o inchaço; o empastamento que é o aumento da consistência muscular; a dor à apalpação da musculatura e no trajeto da veia; a dilatação da veia e, muitas vezes, alterações da coloração, que é a cianose, quando a região fica arroxeada ou a palidez, quando fica esbranquiçada, que inclusive é um sinal de gravidade da doença.
Se sentir algum desses sintomas, não espere, procure a avaliação do seu vascular, pois, a trombose é uma doença que pode ter complicações fatais, mas se for detectada precocemente é tratável.
Mantenha-se informado e cuide da sua saúde!